sexta-feira, março 30, 2007

Marcelo Buzzeto

Ouvi falar de Marcelo Buzzeto através de uma mensagem eletrônica enviada por um amigo. A mesma mensagem informava que Buzzeto era um sociólogo, professor universitário e membro da direção do Movimento dos Trabalhadores Sem Terra, o MST. Além disso estava cursando doutorado na PUC-SP. Marcelo Buzzeto está preso desde 21 de janeiro deste ano, condenado a pouco mais de 6 anos, sob a acusação de saque, formação de quadrilha, e outras acusações. O crime de que é acusado aconteceu em 1999, na cidade de Porto Feliz, no interior do estado de São Paulo.
Conforme o testemunho do Frei Betto, o processo parece eivado de irregularidades.
E mais do que isso, como me lembrou a pessoa que me enviou a mensagem, o deputado Paulo Maluf está livre e faceiro no Congresso Nacional, eleito como um dos mais votados no mesmo estado de São Paulo, apesar da enxurrada de processos em que é réu, alguns inclusive que já redundaram em condenação, mas que seus advogados têm conseguido levar os processos à uma série de instâncias superiores, adiando a condenação definitiva, com cumprimento de penas "ad eternum". Ou o caso exemplar do jornalista Pimenta Neves, que premeditou o assassinato de Sandra Gomide, foi condenado, mas o juiz permitiu que ele recorresse em liberdade (!). Quando veio a confirmação da sentença, Pimenta Neves sumiu, e permanece foragido.
Será que o judiciário está produzindo justiça?

Marcadores: , , ,

3 Comments:

Blogger Daniel Pearl Bezerra said...

Hoje no Desabafo País (Brasil), comento da atitude do jornalista Ricardo Noblat. Numa situação desagradável do rabino Sobel que confessou o furto de algumas gravatas em uma loja, nos Estados Unidos, Noblat se aproveitou do ocorrido para fabricar um fato político, quando publicou uma foto em seu blog, onde aparece Lula sorrindo ao lado do rabino. A tentativa é denegrir (sangrar) a imagem do presidente, que só se acompanha de ladrões. Noblat foi maldoso. Isso é jornalismo? Que vergonha usar a liberdade de imprensa para outros interesses, inclusive políticos. Visite nosso blog: http://desabafopais.blogspot.com, um abraço, Daniel Pearl.

5:45 PM  
Blogger joice said...

E desde quando a função do judiciário é produzir justiça? o fato é que dificilmente acontece.
um abraço!
joice

8:53 AM  
Blogger José Elesbán said...

Joice,
No regime democrático burguês sob o qual vivemos, o judiciário deve produzir justiça, e, eventualmente, decidir disputas entre executivo e legislativo.
Se não houvesse a mínima perspectiva de produzir justiça, ele nem deveria existir.
[]

4:33 AM  

Postar um comentário

<< Home