quinta-feira, fevereiro 22, 2007

Ainda Cuba

Entre as declarações de cidadãos cubanos sobre o momento atual pelo qual passa a ilha, na reportagem citada no "post" anterior, há uma de uma menina de 9 anos. Ela informa que é filha de uma funcionária do museu do rum, e muitas vezes se mistura aos turistas que visitam o museu enquanto aguarda a mãe. Lá pela metade da declaração, ela diz "Eles (os turistas) me dão chicletes, tiram fotos comigo em suas câmeras bonitas, me mostram seus tocadores de MP3. Eu queria que tivesse mais dessas coisas bacanas aqui em Havana. Ia ser bem mais legal."
Pois é, a Cuba revolucionária alcança níveis invejáveis em acesso à saúde e à educação para seus cidadãos, tem desempenho superior à média nos esportes, mas lhe faltam as quinquilharias que fazem a alegria de nossa burguesia, e de nós pequenos burgueses. Este blog só existe porque o blogueiro tem acesso a um computador pessoal, com acesso à uma rede de computadores que surgiu a partir de um projeto de pesquisa militar dos Estados Unidos, e, eventualmente, têm textos ilustrados por fotos batidas por uma câmera digital.
Assim como o Paulo Henrique Amorim disse que provavelmente, um dos desejos do presidente Lula era que todo cidadão brasileiro pudesse comer o frango com polenta do Laerte Demarchi, em São Bernardo do Campo , o desafio de Cuba é conseguir acesso de seus cidadãos a todas essas bugigangas, para que eles não se sintam menos cidadãos do mundo que os turistas que os visitam.

Marcadores: , , ,

4 Comments:

Blogger Menjol said...

Zé Alfredo, descobri hoje este blog. Gostei muito. São assuntos muito interessantes e os posts são muito bem escritos. Vou acompanhá-lo. Siga em frente.

Menjol

1:02 PM  
Blogger José Elesbán said...

Valeu a força!

7:49 PM  
Blogger joice said...

Olá, cheguei aqui através do Animot. Achei bacana a perspectiva 'arejada' com que analisaste a reportagem. Confesso que dei uma espiada nesta revista na banca mesmo, mas não me atrevi a comprá-la.
Particularmente, preferiria ter acesso a melhores sistemas de saúde e educação do que às nossas quinquilharias burguesas.
Mas, é isso aí. Um abraço!
joice

12:24 PM  
Blogger José Elesbán said...

O Animot é bem legal!
Devagar, mas bem devagar mesmo, o Brasil vai melhorando o acesso à saúde e educação para seus cidadãos. Mas a coisa é assim. Cada país com seu desafio.

1:32 AM  

Postar um comentário

<< Home