sábado, fevereiro 17, 2007

Do Observatório da Imprensa: A Globo Manda Resposta

Edição 420 de 13/2/2007
www.observatoriodaimprensa.com.br
URL do artigo: www.observatoriodaimprensa.com.br

MÍDIA & POLÍTICA
O governo mineiro e a Globo - uma resposta

Jorge Nóbrega

O Observatório da Imprensa publicou em 6/2 um artigo de Daniel Florêncio com a seguinte manchete: "Governador de Minas, Aécio Neves, paga US$269 milhões da dívida da Rede Globo de Televisão na compra da Light". [Nota do OI: A matéria em questão não ganhou manchete no Observatório e tinha o título "O governo mineiro e a Globo". O texto de Daniel Florêncio comentava matéria intitulada "Governador de Minas, Aécio Neves, paga US$269 milhões da dívida da Rede Globo de Televisão na compra da Light" publicada originalmente no site NovoJornal.]

O autor propaga a hipótese de que haveria um saldo na operação de compra da Light pela Rio Minas Energia, que teria sido destinado à amortização de dívida da Globo com credores estrangeiros.

Em respeito aos leitores deste OI, a Globo esclarece que:

1.

A Globo Comunicação e Participações nunca se envolveu em nenhuma negociação financeira ou societária com a Cemig, a Light, a Rio Minas Energia ou qualquer de suas subsidiárias.

2.

A dívida da Globo Comunicação e Participações S/A foi renegociada com seus credores em julho de 2005 e está sendo paga antes de seu prazo de vencimento. Os recursos para tal são originários da venda de alguns de seus ativos não estratégicos, da geração de caixa operacional da empresa e da emissão de bonds perpétuos.

3.

Todas essas operações de pagamento foram registradas no Banco Central, tornadas públicas em press releases e constam da contabilidade e do balanço da empresa, devidamente auditados por empresas independentes.

4.

Por último, o autor levanta a hipótese que "o povo mineiro teria financiado a Globo". Essa é a única afirmativa do delirante texto que resvala a verdade. É o povo mineiro, assim como a população brasileira em geral que, com sua audiência, sustenta a Globo (assim como os consumidores de outros países que prestigiam nossos produtos). E que permite que a Globo seja uma empresa saudável e lucrativa, em condições de gerar empregos, pagar impostos e atender suas obrigações.

Marcadores: , ,