quarta-feira, dezembro 01, 2010

Abbas e Egito foram alertados sobre guerra em Gaza, diz Israel

Por Dan Williams

Israel entrou em contato com a liderança palestina e o Egito antes do ataque de 2008-2009 contra a Faixa de Gaza, disse uma autoridade israelense, segundo mensagens diplomáticas vazadas pelo site WikiLeaks.

As revelações poderão ser um constrangimento ao presidente palestino, Mahmoud Abbas, perante seus rivais do Hamas, que governam Gaza. A ofensiva israelense matou cerca de 1.400 palestinos ao longo de três semanas.

Os palestinos negam que Israel tenha entrado em contato.

Uma carta de 2 de junho de 2009 enviada pela embaixada norte-americana em Tel Aviv relata a declaração do ministro da Defesa israelense, Ehud Barak, a membros do Congresso dos EUA que visitavam a região num esforço de retomar as negociações de paz no Oriente Médio.

"Ele explicou que o GOI (sigla em inglês para governo de Israel) havia consultado o Egito e o Fatah antes da Operação Chumbo Fundido, perguntando se eles estariam dispostos a assumir o controle de Gaza uma vez que Israel derrotasse o Hamas", diz a mensagem, referindo-se à facção de Abbas e usando o termo de Israel para a guerra de Gaza.

"Não surpreendentemente, afirmou Barak, o GOI recebeu respostas negativas de ambos."

Uma autoridade palestina negou que Israel tenha notificado os palestinos antes da ofensiva em Gaza.

"Ninguém nos consultou e essa é a verdade", disse o negociador-chefe Saeb Erekat. "Israel não faz consultas antes de ir para a guerra", afirmou ele.

Ainda não havia uma resposta das autoridades do Egito.

(Reportagem adicional de Tom Perry em Ramallah e de Nidal al-Mughrabi em Gaza)


Notícia da Reuters, no UOL

Marcadores: , , , , ,