sexta-feira, agosto 06, 2010

Colocaram o Super-Homem na Cadeia!

Colocaram o Super-Homem na cadeia

JULHO, MÊS de férias. A calçada da fama, onde moro, é o lugar ideal para levar os amigos brasileiros que aterrissam em Hollywood.
"Todos aqui têm um sonho", repete um mendigo com um violão, assim que piso fora de casa. A rua está lotada: turistas fotografam as estrelas na calçada como se fossem as celebridades ali homenageadas. Nas esquinas, são oferecidos "tours" por casas de celebridades. "A mansão da Playboy, da Britney Spears, do Leonardo DiCaprio..."
Nas lojas, turistas compram estatuetas do Oscar. No Madame Tussauds, tiram fotos ao lado do Robert Pattinson de cera.
Para completar a experiência, recomendo que passem na frente do Grauman's Chinese Theater, onde atores desempregados ganham o pão fantasiados de personagens famosos.
Super-Homem, Batman, Homem-Aranha, Marilyn Monroe, Charlie Chaplin, Freddy Krueger -por uma gorjeta, você pode ter uma foto com eles. Conhecidos por suas histórias dramáticas, já ganharam pelo menos dois documentários: "The Reinactors" e "Confessions of a Super Hero".
No último mês, fiz essa caminhada algumas vezes, e senti a falta de algo. Os personagens haviam sumido. A rua parecia vazia.
Descobri que Super-Homem e Batman foram presos em julho, e que a polícia está tentando tirá-los das ruas, alegando que são agressivos ao pedir gorjetas e que perseguem os turistas.
Super-Homem trabalhava assim desde 1991 e teve o rosto alterado para se parecer com Christopher Reeves. Ele disse que foi liberado após pagar fiança de US$ 200 (cerca de R$ 350) e que ficará sem a comida do mês.
Ele admite que alguns personagens perdem a cabeça, e quer que os aspirantes frequentem aulas para aprender a lidar com turistas. "Eu tenho o direito de estar nas ruas", contesta.
Liberdade ao herói Super-Homem!

Texto de Mayra Dias Gomes, no caderno Teen, da Folha de São Paulo, de 2 de agosto de 2010. Em tempo: Los Angeles, Califórnia, Estados Unidos, julho de 2010...


Marcadores: