quarta-feira, setembro 09, 2009

Assentamentos ultra-ortodoxos na Cisjordânia

Em 2 assentamentos da Cisjordânia, sinais de esperança para um acordo

Por ETHAN BRONNER e ISABEL KERSHNER

MODIIN ILLIT, Cisjordânia - Visto de longe, o assentamento de Modiin Illit, em rápida expansão, encarna tudo aquilo que o governo de Barack Obama quer resolver com sua exigência de congelamento na ampliação das colônias israelenses. Ele fica em território capturado por Israel em 1967 e, com 45 mil habitantes e 60 partos por semana, é a maior comunidade judaica da Cisjordânia, além de ser a que mais cresce.
Se é verdade que o "crescimento natural" dos colonos impede a criação de um Estado palestino viável, esta comunidade deveria demonstrar o porquê.
Mas as aparências enganam. Modiin Illit e uma comunidade-irmã, Beitar Illit, são inteiramente ultraortodoxas, com rígida observância religiosa, embora ofereçam um surpreendente potencial para a acomodação.
Ao contrário dos colonos que crêem manter a histórica missão sionista de recuperar a pátria judaica, a maioria dos ultraortodoxos não se considera colono ou sionista e não manifesta o compromisso de ficar na Cisjordânia, de modo que seu crescimento nestas localidades, situadas logo além da fronteira pré-1967, poderia ser redirecionado para oeste, dentro de Israel.
"Se eu achasse que isso é um assentamento, nunca teria vindo para cá", disse Yaakov Guterman, 40, prefeito de Modiin Illit e avô de três netos. Questionado sobre a perspectiva de um Estado palestino bem ao seu lado, disse: "Acompanharemos o que o mundo quer. Passamos pelo Holocausto e sabemos o que significa ter o mundo contra nós. A Torá diz que um homem precisa conhecer o seu lugar".
Todos os negociadores envolvidos no processo de paz do Oriente Médio -israelenses, palestinos e norte-americanos- há muito tempo consideram que pequenos ajustes nas fronteiras e trocas de territórios serão essenciais para um acordo, que incluiria também uma solução para centenas de milhares de judeus que se radicaram na Cisjordânia nas últimas quatro décadas.
Os habitantes ultraortodoxos costumam manifestar desprezo pelo movimento colonizador e por suas promessas de jamais se mudarem.
As pessoas de Modiin Illit, que rejeitam a maior parte dos aspectos da modernidade, vieram por três razões: precisavam de moradias a preços acessíveis, inexistentes em Jerusalém, Tel Aviv e arredores; foram rejeitadas por outras cidades israelenses, que as consideravam fanáticas demais; e as autoridades desejavam sua presença para ampliar as fronteiras de Israel.
O movimento dos colonos e o governo israelense citam os assentamentos ultraortodoxos, com suas famílias grandes e sempre em expansão, para argumentar que não há meio de conter o "crescimento natural" sem impor um agudo sofrimento humano.
Já os defensores do congelamento usam esses assentamentos como prova de que o crescimento está tão descontrolado que exige uma ação drástica. De modo mais amplo, críticos dizem que os assentamentos violam o direito internacional, legitimam a força por parte de judeus messiânicos armados e arruínam a chance de que se estabeleça um Estado palestino viável.
Porém, mesmo os partidários de um congelamento total admitem que as taxas de crescimento anual de 5% a 6% na população de colonos devem muito a essas duas localidades, que pouco têm a ver com a empreitada colonizadora como um todo.
Abedallah Abu Rahma, professor oriundo de uma família rural e ativista de destaque em Bilin, vila palestina ao lado de Modiin Illit, disse que respeitaria um eventual acordo entre as lideranças palestina e israelense, inclusive se isso deixar o assentamento dentro de Israel. Mas, citando a dependência da aldeia em relação à agricultura, suas próprias necessidades habitacionais e o avanço de Modiin Illit sobre o território de Bilin, ele insistiu: "Precisamos da nossa terra".
Avraham e Riva Guttman, que chegaram de Toronto a Beitar Illit há 15 anos e agora têm sete filhos, veem aldeias palestinas a partir da sua rua. Eles acreditam que vivem na terra de Israel. Mas não insistem que seja isso ou nada. "Não estamos aqui por razões políticas", disse Guttman. "Noventa por cento das pessoas estão aqui pelo custo acessível, não por ideologia."
Talvez, mas sua esposa reclama da ideia de se transferir. "Se você me dissesse para me mudar para outro lugar porque os árabes precisam de um lugar para viver, eu não ficaria com a consciência tranquila", disse Riva. "Sou uma judia na pátria judaica."
Mesmo assim, um número surpreendente não se opõe ao estabelecimento de um Estado palestino. "Se os norte-americanos conseguirem nos convencer de que realmente haverá paz e que não estaremos vivendo com medo dos foguetes [lançados por radicais palestinos], levaremos uma recomendação aos nossos rabinos", afirmou Guterman. "Nossos rabinos querem a paz. Não somos contra nos retirar de um território. Mas a vida está acima de tudo."

Texto do The New York Times, reproduzido na Folha de São Paulo, de 10 de agosto de 2009.


Marcadores: , , , ,