segunda-feira, dezembro 29, 2008

E morreu Samuel Huntington

Propositor da tese do "Choque de Civilizações", em artigo de 1993, posteriormente desenvolvida em livro. Tal tese propunha que o motivo para conflitos militares após o fim da Guerra Fria, seriam os choques de interesses entre algumas civilizações que moldaram as sociedades cujos países fariam parte da tal civilização. Assim haveria, por exemplo, uma civilização cristã e protestante, anglófona, da qual seriam parte os Estados Unidos, o Reino Unido e a Austrália, por exemplo. Uma civilização cristã ortodoxa e eslava, que tenderia a englobar Rússia, Sérvia, Ucrânia, Belarus; uma muçulmana e árabe ou arabizada que englobaria os países do norte da África, península arábica, outros países do Oriente Médio, etc.
Após os ataques terroristas aos Estados Unidos, de 2001, a tese acabou servindo de base teórica para a "Guerra ao Terror" lançada pelo presidente George W. Bush.
Afinal de contas é sempre melhor criar uma teoria de choque de civilizações do que admitir que existam pessoas que possam odiar tanto o seu país a ponto de atacá-lo. Tal teoria ocultaria o fato de, na procura dos seus interesses, os Estados Unidos da América acabem apoiando governos corruptos e ditatoriais, e que vez por outra façam ingerências em terceiros países.
Vi a notícia na Folha de São Paulo, deste domingo, dia 28, que não precisou a data da morte do ideólogo.
Huntington tinha 81 anos.

Marcadores: , ,