sábado, novembro 29, 2008

México: Outro alto oficial preso por envolvimento com tráfico de drogas

Outro oficial é preso por tráfico no México

Mario Velarde é da cúpula de unidade antidrogas da polícia federal e ex-assessor da Secretaria de Segurança

DA REUTERS

Um dos chefes da unidade antidrogas da polícia federal do México e ex-assessor da Secretaria de Segurança foi preso anteontem por suposto envolvimento com o narcotráfico, disseram fontes que pediram anonimato. Mario Velarde é o segundo oficial de polícia de alto escalão a ser detido nesta semana, em outra ação desatada pela "Operação Limpeza".
Segundo a imprensa mexicana, Velarde já é o quinto auxiliar do secretário de Segurança, Genaro Garcia Luna, a ser investigado pela PGR (Procuradoria Geral da República), que leva a cabo a "Operação Limpeza". Ele foi identificado por foto por uma testemunha protegida pela DEA (agência americana de combate às drogas).
Assim como Ricardo Gutiérrez, chefe de operações da Interpol no México, detido no domingo, Velarde foi preso preventivamente, de acordo com a fonte. As acusações contra ele não foram especificadas, mas as investigações realizadas pela PGR na "Operação Limpeza" focam o vazamento de informações confidenciais por funcionários públicos ao tráfico.
A ofensiva da PGR integra os esforços do governo Felipe Calderón de combater os cartéis de narcotraficantes que disputam as rotas da droga para os EUA. A espiral de violência gerada a partir das ações de Calderón, que colocou 36 mil soldados no combate ao tráfico, causou, estima-se, entre 4.300 e 5.000 mortes apenas neste ano.

Texto da Folha de São Paulo, de 21 de novembro de 2008.


Marcadores: ,