quinta-feira, maio 22, 2008

Invasão da Venezuela?

Ontem, um “post” do Blogoleone, citando a BBC Brasil, indicava que a Venezuela havia reclamado que um avião militar dos Estados Unidos havia invadido seu espaço aéreo. A notícia da BBC dava conta também que supostamente cerca de 60 militares colombianos teriam penetrado em território venezuelano. Tudo isso teria acontecido no sábado passado.

Hoje, dia 21, o jornal Folha de São Paulo, informa que o embaixador dos Estados Unidos em Caracas, convocado pelo ministério das Relações Exteriores venezuelano, admitiu a invasão do espaço aéreo, mas que a invasão ocorreu por “erro de navegação”. Na Folha, o ministro das relações exteriores da Venezuela afirma que não ficou satisfeito com as explicações do embaixador dos Estados Unidos. Este, por sua vez, reafirmou ao chanceler venezuelano “nossas preocupações sobre supostos vínculos do governo da Venezuela com as Farc”.

Por outro lado, o governo colombiano continua negando que seus militares tenham atravessado a fronteira para a Venezuela.

Um avião militar dos Estados Unidos invadindo o espaço aéreo de algum país devido a “erro de navegação”? Para mim isto parece tão provável quanto o seriado Lost ser um “reality show”. Historicamente os Estados Unidos têm invadido o espaço aéreo de diversos países; como a antiga União Soviética (um avião de espionagem, modelo U2, acabou derrubado por lá), Cuba, na crise dos mísseis de 1962 (a acreditarmos no filme “Treze Dias que Abalaram o Mundo” de Kevin Costner, outro U2 foi abatido sobre o espaço aéreo cubano), ou um avião que foi interceptado pela força aérea chinesa, tendo os militares que ocupavam o avião ficado retidos naquele país por alguns dias. Não sei se estes vôos de espionagem são realmente necessários, uma vez que os Estados Unidos tem tecnologia de ponta no uso de satélites artificiais de espionagem. Mas certamente podem ser um ato provocativo.

Vamos aguardar. Em março tivemos aquele episódio de invasão do território equatoriano por parte de militares colombianos atrás de guerrilheiros das FARC, agora temos este episódio de invasão do espaço aéreo venezuelano por um avião militar norte-americano por “erro de navegação”. Será que teremos mais alguns incidentes pela frente?


Marcadores: , , ,

2 Comments:

Blogger Bosco Ferreira said...

E a presença recentemente de um navio de guerra americano carregado de ogivas nucleares no litoral carioca? E o aparecimento de ondas altissimas inesplicaveis no litoral do Rio, consequancia de testes nucleares americanos em nossas aguas? Não duvido que os EEUU estejam provocando o povo Venezuelano como um pretexto para uma ação militar unilateral (invasão) a fim de depor o presidente Chaves.

9:17 PM  
Blogger José Elesbán said...

É. É para botarmos as barbas de molho.

9:56 PM  

Postar um comentário

<< Home