quinta-feira, setembro 27, 2007

Pirataria

O jornal Correio do Povo publicou uma longa reportagem sobre a pirataria de CD's e DVD's em sua edição de domingo passado, 23 de setembro.
Além dos costumeiros números mirabolantes sobre supostas perdas que o país tem com a pirataria (30 bilhões de reais em vendas que não se concretizam, 2 milhões de empregos que deixaram de ser criados), o jornal comenta uma fator que pareceu muito curioso a este blogueiro.
Alguns dos vendedores de discos piratas deixaram seus empregos formais para se aplicar à venda de seus produtos.
É uma coisa que os fundamentalistas do mercado não gostam de falar. Aliás, duas.
Uma, um disco seja CD, seja DVD, na época do lançamento custa ao consumidor cerca de 20% de um produto original. Há pessoas que não compram produtos piratas devido à baixa qualidade dos produtos e falta de garantia. Há pessoas que compram produtos pirata porque sua renda não lhes permite comprar produtos originais. E há pessoas que compram produtos piratas porque ele é MUITO MAIS BARATO, simples assim, mesmo que elas tenham renda para comprar um produto original. Esta é uma coisa.
A outra é que se paga tão mal um assalariado no Brasil, que alguns deles deixam seus empregos formais, para "empreenderem" no comércio "informal".
Pois é.

Marcadores: , , , , ,