quinta-feira, setembro 27, 2007

Palestinos no Rio Grande do Sul

O jornal Correio do Povo (para assinantes) tem dado ampla cobertura à vinda de refugiados palestinos para o Rio Grande do Sul. Talvez porque por aqui já exista uma bela colônia de palestinos e descendentes.
A edição desta segunda-feira, 24 de setembro, por exemplo, comenta que estes refugiados, que chegaram em Porto Alegre no final de semana foram levados a conhecer os pontos turísticos da cidade.
Eu sinto um certo encantamento com a vinda destas pessoas para cá. Um blog amigo, o da Letícia Coelho, aí ao lado, comenta que talvez estes refugiados estejam recebendo incentivos que não são dados aos demais cidadãos brasileiros. É uma forma de ver a questão. Eu vejo por outro lado. Nós já somos brasileiros, sabemos como viver por aqui. Esta gente precisa se adaptar, saber o que significa viver aqui, aprender uma nova língua, ... E por aí vai.
Além disso, ao receber refugiados como estes palestinos o Brasil se mostra solidário. Estes palestinos, pelo que pude perceber, são duplamente refugiados. São eles refugiados da guerra surgida após a criação do estado de Israel, em 1948, quando foram se refugiar no Iraque, e agora fogem das conseqüências da invasão dos Estados Unidos ao Iraque, em campos de refugiados na Jordânia.
Se vierem para trabalhar e tentar criar seus filhos em paz, e integrados ao nosso país que os acolhe, que sejam bem vindos.


Marcadores: , , ,