terça-feira, agosto 21, 2007

VARGAS: O RETRATO VOLTA AO LUGAR

VARGAS: O RETRATO VOLTA AO LUGAR

21/08/2007 09:58h

Paulo Henrique Amorim

Máximas e Mínimas 627

. “Ao morrer, Getulio Vargas deixou o Brasil em pleno processo de desenvolvimento, com uma estrutura montada para estimular o capital na forma de empresas públicas, na ausência de capital privado para fazê-lo. Setores essenciais da economia: aço, minério, energia e petróleo, prontos para dar início a um processo de industrialização, em meados do século XX.”

. “Não pensou só no capital, pensou, sobretudo, no trabalho e nos trabalhadores, antes escravos ou semi-escravos de um país que foi o último a libertá-los. Instituiu o salário mínimo e todos os acordos de proteção aos empregados, consolidados na CLT.”

. Esses são trechos do artigo “O empreendedor”, de Celina Vargas do Amaral Peixoto, publicado hoje, na pág. 7 de O Globo.

. Celina é socióloga, formada numa turma excepcionalmente brilhante da Escola de Sociologia da PUC - Rio, dos bons tempos do Padre Ávila. Ela é neta de Vargas.

. O artigo de Celina nasce de “uma vontade de protestar contra a injustiça cometida a homem público, honesto, digno, amado e, sobretudo, com um forte sentimento de servir ao público”.

. No dia 24 de agosto de 1954, Vargas matou-se com um tiro no peito, no Palácio do Catete.

. E com isso adiou por dez anos a tomada do poder pelos militares.

. Reverenciar Vargas – como faz Celina, de forma irretocável – trata-se, hoje, em agosto de 2007, me parece, uma obrigação.

. O PT acha que inventou o trabalhismo.

. Fernando Henrique Cardoso anunciou que ia varrer a herança varguista da História do Brasil - e o que varreu o Brasil foram as três crises que quebraram o Brasil no Governo dele.

. A Teologia da Privatização – a ideologia “in” – não é a favor do “Estado Mínimo”, mas do “Estado Morto”.

. A Teologia da Privatização quer rasgar a CLT.

. São Paulo, a Roma da Teologia da Privatização, gosta do Vargas que conseguia empréstimos do Banco do Brasil para as indústrias nascentes, mas detesta o salário mínimo.

. São Paulo é a única metrópole brasileira que não tem uma avenida com o nome de Vargas.

. E a elite branca (e separatista, no caso de São Paulo) pensa que a Revolução de 32 ganhou ...

. Parabéns, Celina ! Bota o retrato do Velho de novo no lugar !

http://conversa-afiada.ig.com.br/materias/450001-450500/450455/450455_1.html


Marcadores: , , , , ,