quinta-feira, julho 12, 2007

História

Resumindo: a direita brasileira tem horror à história e ao passado, pois só teria crimes a comemorar. Dado tal quadro psicológico e moral, tem baixa auto-estima, e horror pelas coisas do país, pois as mesmas lembram seus próprios crimes. Daí forma-se um círculo vicioso: comete crimes contra os compatriotas, esquece-os, horroriza-se com o estado dos compatriotas, comete mais crimes contra esse povo que "não tem jeito", esquece-os, horroriza-se etc.

Eu vi isto algum tempo atrás no Animot.

Marcadores: , ,

4 Comments:

Anonymous Anônimo said...

Olá, Zé. Sem esquecer dos terroristas que se utilizam da "gramática ao pé da letra", para desvanecer a moral.
Tem briga das boas na bodega,

Abraços.

1:19 PM  
Blogger Letícia Losekann Coelho said...

Tenho problemas de entendimento com conceitos, principalmente se tratando de esquerda e direita. A direita não tem horror à história, simplesmente ignora, se formos levar em consideração a época atual, te pergunto: quem é de direita e de esquerda nesta País? A esquerda sempre foi mais comemorada, e com razão; pois tivemos líderes que representavam os anseios da época, como Prestes. Mas trazendo para atualidade, qual é a grande luta da esquerda no Brasil? Existe a luta?
Antigamente a luta era pela democracia, mas e hoje? Volto a falar todos os partidos, mas todos mesmos; lutam atualmente pelas mesmas "bandeiras", educação, saúde, alimentação, ensino, etc... Com os mesmos objetivos e a mesma luta, o que difere um do outro para se dizer que um é de direita e outro é de esquerda? Atualmente, dá para definir?

4:08 PM  
Blogger José Elesbán said...

Caro Carlinhos,
Estou acompanhando, e até palpitando lá na Bodega! :)

[]

1:15 AM  
Blogger José Elesbán said...

Cara Letícia,
Acho que dá sim. Mas isto dá assunto para mais de um post inteiro.
Vamos tentar resumir assim: esses termos "direita" e "esquerda" foram definidos a partir da Revolução Francesa. Como sabes os lemas da Reolução Francesa são "Liberdade, Igualdade e Fraternidade". Assim, me parece que às pessoas mais à direita apreciavam mais a liberdade (liberdade contra as taxações reais, liberdade de comerciar, de prosperar, de se expressar, etc), enquanto às pessoas mais à esquerda apreciavam mais a igualdade (fim da miséria, menos desigualdade, terra para todos, etc). Ao longo do tempo estes conceitos foram apropriados por diversos grupos.
A esquerda é mais comemorada como dizes porque é nela que se encontram mais indivíduos propensos a salvar a humanidade, vamos dizer.
O que o Animot, origem do "post", quis dizer é que a direita normalmente é apoiadora do "statu quo". Se há nobres, que tem mais direitos é ela que apóia. Se os ricos são muito ricos, e há miseráveis, não há nada ou quase nada que se possa fazer, e por aí vai.
Quando eu comecei a trabalhar, pensava que a esquerda era a favor dos trabalhadores, e a direita a favor dos patrões. Ainda é uma maneira como algumas pessoas vêem, mas há muitos matizes no meio.
Como vês o assunto é longo.
Mas, na minha percepção, normalmente quem acha que não há mais distinção entre direita e esquerda é de direita.
Também no caso do Brasil, no golpe de 1964, ele foi disparado pela direita, com apoio do governo dos Estados Unidos. Uma obra de referência é 1964, A Conquista do Estado, de Rene Dreyfuss.

1:29 AM  

Postar um comentário

<< Home