quinta-feira, junho 21, 2007

Cotas na UFRGS

E o pessoal que é contra as cotas sócio-econômicas e raciais na UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul está se mobilizando. O Correio do Povo de hoje, 20 de junho, dá ampla cobertura ao movimento. Com manifestações em frente à reitoria, e coleta de assinaturas no Brique da Redenção. Um dos grupo de discussão, dos alunos da Faculdade de Ciências Atuariais, no Grupos.com.br, publica o calendário de mobilizações do pessoal contrário às "cotas racistas" como eles chamam. Na notícia do Correio do Povo, Anderson Gonçalves, que é citado como coordenador do movimento afirma que "existe um problema social, mas cota para negros não resolve".
O jornal não publicou, e talvez o aluno Anderson Gonçalves não tenha dito, o que "resolve". Talvez a UFRGS acolher TODAS as pessoas que buscarem formação nela. Resta saber se a reitoria acha isto "resolve". Ou talvez o que "resolve" mesmo seja manter tudo como está. Percentual próximo de zero de alunos negros nos cursos de medicina, direito, engenharia, administração, contábeis, pois afinal os alunos que lá estão, lá chegaram por justiça, pois passar no vestibular é uma coisa essencialmente justa.
Em todo caso, este blogueiro é a favor das cotas sócio-econômicas e raciais. E inclusive assinou uma petição on-line a favor delas.

Marcadores: , , ,

2 Comments:

Anonymous Anônimo said...

"Preto, só na cozinha do RU"
"voltem pra senzala!"

bando de fdp, praticamente tiraram minha vaga na universidade, sao tres anos de estudo para passar em direito, e agora, oq já era dificil ficou quase impossivel, pois restarão apenas 49 vagas!!! Será que esse "beneficiados" irão ter o mesmo rendimento que eu teria? sendo que eles vem de um ensino ridiculo, como é o publico no brasil?!?!?! nao é aí que voces deveriam concentrar suas forças para algo mudar? Tomara que eles sejam super discriminados e como disse um professor da UFRGS: "Eles vao entrar pelos fundo, mas dificilmente vao sair formados"...

12:27 PM  
Blogger José Elesbán said...

Caro anônimo,
Uma beleza a Internet, né? Dá para destilar rancor, xingar, sem nem precisar se identificar.
Acho que tu terás que te esforçar mais.
Agora, o rendimento deles, veremos. Eu acho que eles conseguirão acompanhar.

12:19 AM  

Postar um comentário

<< Home