sábado, fevereiro 24, 2007

Do Observatório da Imprensa: Um Silêncio Constrangedor no Mato Grosso

Edição 419 de 6/2/2007
www.observatoriodaimprensa.com.br
URL do artigo: www.observatoriodaimprensa.com.br

COBERTURA DE CORRUPÇÃO
Um silêncio constrangedor

Ademar Adams

Cuiabá, 24 de janeiro de 2007, quarta-feira. Na sede da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), Seção de Mato Grosso, as entidades que convocaram uma entrevista coletiva - para informar que iriam distribuir aos deputados da Assembléia Legislativa de Mato Grosso um CD com todas as ações propostas pelo Ministério Público contra três deputados estaduais -, recebem os repórteres de diversos veículos.

Explicam que o motivo da denúncia era tentar sensibilizar os deputados para não eleger para a Mesa Diretora aqueles acusados de desvios de verba pública.

Estavam presentes jornalistas e fotógrafos dos três jornais diários da capital: Diário de Cuiabá, A Gazeta e Folha do Estado. Também presentes um canal de TV, a Record, uma emissora de rádio, a Cultura de Cuiabá, e um site de notícias, Olhar Direto. Todos formularam perguntas e fizeram entrevistas.

Presentes também dois indivíduos estranhos que se apresentaram como acadêmicos de Direito. Um deles, identificado como guarda-costas do deputado José Riva, um dos acusados, bateu boca se dizendo cidadão e provocou os membros das entidades a também se candidatarem. Desmascarado, saiu esbravejando impropérios.

Como é possível?

As entidades que estavam representadas e assinaram o documento encaminhando as cópias das ações são o Movimento de Combate a Corrupção Eleitoral (MCCE), a Ordem dos Advogados do Brasil (OAB-MT), o Fórum de Controle Social (FOCOS) e o Movimento Organizado pela Moralidade Pública e Cidadania (MORAL-MT).

No dia seguinte, uma grave constatação: com exceção do site Olhar Direto e da Rádio Cultura, nenhum dos outros veículos presentes à coletiva noticiou o fato. Ou seja, a influência do deputado Riva calou quase toda a mídia mato-grossense. Até a Rede Globo se omitiu e sequer cobriu a coletiva.

Como é possível que deputados acusados de desviar dinheiro do erário, continuem impunes e mandando na imprensa do estado?

É necessário que as autoridades e a sociedade civil deste país se manifestem, pois, em Mato Grosso, como diria a música, "tá tudo dominado".


1 Comments:

Anonymous Anônimo said...

Monopólio da imprensa dá nisso: samba de uma nota só.
Já que você é leitor do OI: e o Dines, hein? De crítico implacável à paladino em defesa da grande imprensa. Que tempos!
Muito legal o teu blog.Obrigado pela vista lá na trincheira.
Um abraço.
Arriba!

1:46 PM  

Postar um comentário

<< Home