sexta-feira, outubro 27, 2006

Outro Debate dos Candidatos a Governador do Rio Grande do Sul

Ontem na RBS TV, a retransmissora da Rede Globo aqui no Rio Grande do Sul, houve outro debate com os candidatos a governador, Yeda Crusius, pelo PSDB, e Olívio Dutra, pelo PT.
Como nos outros debates, números para lá, números para cá, acusações para lá, acusações para cá. O de sempre. Mas devo dizer que achei a candidata Yeda Crusius, um tom acima da firmeza. Ou seja, seu tom beirava algo entre o nervoso e o arrogante. E neste debate, me pareceu que Olívio Dutra estava no tom certo. Como ele não estava diferente de como agiu no debate da retransmissora local da TV Bandeirantes, nem no debate da TV Pampa, foi o desempenho da candidata Yeda Crusius que decaiu. E parece que ela decaiu MESMO!
Parece que esta campanha fez mal à candidata Yeda Crusius. Teve crises de afonia que a impediram de participar de debates e entrevistas em emissoras de rádio. E ontem ela parecia bem mais desfigurada do que nos debates da Bandeirantes e da Pampa. Assim, me parece que se alguém dependia do debate de ontem para decidir em qual candidato a governador votar, deve ter escolhido Olívio Dutra.

Um show a parte no debate de ontem, foi o mediador, jornalista Lasier Martins. Parecia o assistente daquele erudito professor de mitologia grega, vivido pelo Agildo Ribeiro, no programa Planeta dos Homens, da Rede Globo. O quadro foi repetido algumas vezes no atual programa Zorra Total. Para quem não viu, ou não se lembra, o tal professor tinha o hábito de desviar do assunto de sua palestra, para falar "da Bruna", que no caso era a Bruna Lombardi (A Bruna Lombardi continua linda no esplendor dos seus 50 e poucos anos, ou talvez eu que fiquei mais velho). Para que ele voltasse ao assunto, o assistente batia numa campainha. Ele fazia isto várias vezes durante o quadro. Até que o professor perdia a paciência e xingava ele "Pára com isso, ô Múmia Paralítica! Coisa mais chata, fica aí fazendo 'plim', 'plim', 'plim'!". Pois ontem, como os candidatos insistiam em exceder os tempos combinados, o Lasier freqüentemente falava "Réplica! Réplica!", ou "Tréplica! Tréplica! Tempo esgotado! Tréplica!" . Fiquei aguardando que em algum momento, algum dos candidatos fosse dizer "Pára com isso de 'Réplica!', 'Réplica!'. Parece uma Múmia Paralítica!".

Abaixo os links dos comentários dos debates estaduais anteriores:
http://aindaamoscaazul.blogspot.com/2006/10/yeda-venceu-o-debate-de-ontem.html
http://aindaamoscaazul.blogspot.com/2006/10/debate-regional.html