quarta-feira, outubro 25, 2006

A Revista Veja e a Oposição

A propósito da piadinha do José Simão ("post" anterior), nas duas últimas semanas, a revista Veja e os partidos de oposição ao governo federal (PSDB-PFL) estão fazendo uma tabelinha que é uma beleza.
Na semana passada, a revista veio com capa sobre uma possível limpeza do dinheiro que o governo estaria fazendo no dinheiro que seria usado para comprar o tal dossiê contra José Serra, insinuando que poderia ser um tiro pela culatra. A revista dizia que o ministro da justiça estaria se mexendo para que o governo federal não fosse envolvido no escândalo. Logo os presidentes do PSDB, Tasso Jereissati, do PFL, Jorge Bornhausen, secundados pelo presidente do PPS, Roberto Freire quiseram requisitar a presença do ministro no Congresso para prestar esclarecimentos. Acabaram se perdendo porque o delegado Sandro Avelar, presidente da associação dos delegados da polícia federal, disse que o ministro da justiça não estava tentando tutelar a investigação, e o inquérito dirigido pelo delegado Diógenes Curado estava seguindo os padrões adequados a uma investigação da polícia federal (é possível ver mais sobre isso, no blog do jornalista Josias de Souza, da Folha de São Paulo: http://josiasdesouza.folha.blog.uol.com.br/arch2006-10-15_2006-10-21.html ).
Esta semana a capa da revista Veja veio com os negócios do filho do presidente Lula, o "Lulinha", com uma empresa de software, a Gamecorp, e os investimentos da Telemar. Segundo a revista, Fabio Luiz, o Lulinha, estaria recebendo investimentos da Telemar, porque seria lobista junto ao governo do pai, e a Telemar é uma concessionária de serviços públicos na área de telefonia. Se há algum comportamento criminoso na atuação de Fábio Luiz, a oposição deve investigar, mas certamente não para fazer fofoca. O blog RS Urgente (http://rsurgente.zip.net/arch2006-10-22_2006-10-28.html) comenta que está noticiado no blog do Xico Sá (http://ponteaereasp.nominimo.com.br/) que o PSDB está copiando a reportagem da Veja para fazer farta distribuição. Maledicência. Pois é!...