quarta-feira, outubro 18, 2006

Yeda Venceu o Debate de Ontem

Ontem, 16 de outubro, à noite, na TV Pampa aqui de Porto Alegre houve um debate entre os candidatos ao governo do estado, visando ao segundo turno.
Eu não estive acompanhando com 100% de atenção, mas pelo que me foi possível ver, a deputada Yeda Crusius causou melhor impressão. Como dizem alguns comunicólogos, a televisão tende a enfatizar tanto qualidades quanto defeitos de quem se apresenta ao telespectador. E a candidata Yeda me pareceu que conseguiu dosar melhor a sua indignação e as suas posições. Diria que ela teve uma atuação na dose certa, enquanto o candidato Olívio Dutra não acertou o seu posicionamento.
Com pessoas com quem falei a respeito, comentei sobre isso, e acrescentei que não deve ser fácil debater com uma mulher, pois qualquer sinal de indignação a mais, pode soar como autoritarismo, arrogância, ou mesmo covardia, por parte do homem. O que talvez tenha levado o candidato a não ter boa calibração para o debate.
O que me fez comentar também que provavelmente o presidente Lula tenha feito melhor em não ir aos debates do primeiro turno, pois teria de enfrentar uma candidata, Heloísa Helena, que era "um poço até aqui de mágoas". Como ele iria se posicionar diante de uma situação assim?