sexta-feira, outubro 27, 2006

Este blog Apóia Lula para Presidente



Talvez o governo Lula tenha trazido um monte de desilusões, mas a alternativa, conforme pensa este blogueiro, é muito pior.
Lula representa o que mais com cara de povo chegou ao Palácio do Planalto, desde que Brasília foi inaugurada. Se pensarmos no Catete, a afirmação continua verdadeira. É o primeiro presidente que eu me lembre que pratica peladas nos fundos do Palácio da Alvorada, e churrasco com pinga e cachaça na Granja do Torto. Não que quem vá assistir à ópera ou ao Cirque du Soleil no teatro municipal não seja povo. Mas certamente há mais gente correndo atrás uma bola de futebol, do que indo ao teatro no país.
É o primeiro presidente que entra no Palácio dizendo que é necessário acabar com a fome, mesmo que tenha sido denunciado por muitos como uma "jogada de marketing". Depois da Assembléia Constituinte, que com a nova constituição permitiu que milhares de trabalhadores rurais recebessem pensões e aposentadorias, sem terem contribuído com o sistema previdenciário, foi o presidente que levou mais auxílios sociais a excluídos e semi-incluídos na renda brasileira. Abriu novas universidades públicas federais (aqui no Rio Grande do Sul tivemos a Unipampa, no estado de São Paulo foi aberta uma na região do ABC). Praticamente extinguiu a dívida externa pública. Manteve sob controle a dívida pública interna. Houve o escândalo no Congresso, que boa parte da mídia chamou de "mensalão", mas é um escândalo pequeno comparado aos escândalos da era FHC, com o Sivam, a Sudene, a Sudam, ... E naquele tempo, o governo federal teve força suficiente para segurar as CPI's, e o Procurador Geral da República, Geraldo Brindeiro, ganhou a alcunha de "engavetador geral da república" pela dificuldade demonstrada de levar processos ao Supremo Tribunal Federal. Ou seja, agora se investiga mais. Com diria o próprio presidente e candidato Lula, nunca neste país a Polícia Federal trabalhou tanto como sob o governo Lula.
Acho que teria mais coisas para elencar, mas estas são suficientes para justificar a opção.