sábado, julho 11, 2009

Morre aos 93 arquiteto da Guerra do Vietnã

Morre aos 93 arquiteto da Guerra do Vietnã

Robert McNamara, secretário da Defesa de Kennedy e Johnson, afirmou depois que conflito foi um erro

SÉRGIO DÁVILA
ENVIADO ESPECIAL A LOS ANGELES


Robert McNamara, o arrependido arquiteto do maior fiasco da história militar dos EUA, a Guerra do Vietnã, morreu ontem aos 93 anos em sua casa em Washington, de causas não divulgadas. Secretário da Defesa de 1961 a 1968, nas gestões dos democratas John Kennedy e Lyndon Johnson, ordenou a escalada no Sudeste Asiático que levaria os EUA ao pleno envolvimento no conflito.
Ao fim da guerra, em 1975, 58 mil soldados americanos estavam mortos, e os EUA, profundamente divididos. McNamara romperia seu silêncio sobre o conflito nos anos 90, primeiro em entrevistas, depois em biografia lançada em 1995 e, na década seguinte, em documentário vencedor do Oscar de 2003.
Em todos, expressou arrependimento e fez revelações desconcertantes. No livro, disse que "nós estávamos errados, terrivelmente errados" em relação à guerra. Em entrevista em 1991, afirmou que pouco antes de deixar o governo já duvidava que funcionaria o bombardeio ao Vietnã do Norte, que matou milhares de civis.
Prosseguiu mesmo assim, disse então, "porque nós tínhamos de provar que não daria certo, em primeiro lugar, e porque outras pessoas pensavam que poderia funcionar".
Considerado um tecnocrata e apaixonado por número e estatísticas, McNamara era um dos "Whiz Kids", os "garotos geniais", como ficou conhecido o grupo de universitários que trabalhou no departamento de estatísticas do Pentágono durante a Segunda Guerra e foi levado para reinventar a montadora Ford em 1946. Dos 10, apenas 1 viraria presidente da companhia: McNamara, o primeiro sem "Ford" no sobrenome a ocupar o cargo.
De lá, foi chamado para ser secretário da Defesa de Kennedy (1961-63), cargo que manteria sob Johnson (1963-69). Era um dos que o jornalista David Halbertstam chamou ironicamente de "The Best and the Brightest" (os melhores e mais brilhantes), no livro homônimo em que narra as origens da Guerra do Vietnã. Para o autor, McNamara foi, "por falta de palavra mais gentil, um tolo".
Seu primeiro grande ato como secretário da Defesa foi autorizar um plano mirabolante para derrubar Fidel Castro por cubanos expatriados treinados pela CIA, no que seria conhecido como o fiasco da invasão da baía dos Porcos, de 1961.
Mas seu primeiro grande desafio no cargo foi a Crise dos Mísseis Cubanos de 1962, que levou EUA e a então União Soviética à beira de um confronto armado. O papel do secretário da Defesa para desfazer a crise é considerado decisivo.
Robert Strange McNamara nasceu em 9 de junho de 1916, em San Francisco, na Califórnia, filho de imigrantes irlandeses que cuidavam de uma loja de sapatos. Estudou economia e filosofia na Universidade da Califórnia em Berkeley e foi professor assistente da Harvard Business School.
Depois de sua passagem pelo governo, foi o mais longevo presidente do Banco Mundial, cargo que ocupou entre 1968 e 1981. McNamara deixa três filhos e a mulher, Diana, com quem se casou em 2004.

Texto da Folha de São Paulo, de 7 de julho de 2009.


Marcadores: , ,