sexta-feira, novembro 07, 2008

Barack Hussein Obama


A vitória de Barack Obama na recente eleição presidencial dos Estados Unidos da América tem um valor altamente simbólico. Eu sei que soa meio vazio, ou um pouco como platitude, ou lugar comum, mas é isso mesmo, o próximo presidente dos Estados Unidos ser o atual senador Barack Obama tem um contéudo simbólico tremendo!


Em qual outro país chamado desenvolvido você verá um negro sendo presidente? Pense. Europa Ocidental, Estados Unidos, Canadá, Austrália, Nova Zelândia ou Japão. Em nenhum outro haverá tal perspectiva. É verdade que há muito pouco tempo, esta era uma possibilidade remota, mesmo nos Estados Unidos. Mas agora já aconteceu.


Está certo que Barack Obama não é um descendente dos negros que foram raptados para a América para trabalharem como escravos. Ele é filho de um pai queniano expatriado com uma mãe branca. Mestiço, reconhece-se como negro. E aqui vale um parêntese, apesar da cor da pele ser importante, ser negro ou não, tem muito mais a ver com identificar-se como negro. E Barack Obama identifica-se como tal.


Quando se tornou presidente eleito dos Estados Unidos, Barack Obama sinalizou para todos os negros daquele país que é possível que um cidadão negro possa atingir o ápice da carreira política lá. Indiretamente ele se torna exemplo e inspiração para diversas comunidades negras fora da África, e aí podemos pensar principalmente no Brasil.


E a eleição de Barack Obama também traz de volta à nossa mente aqueles melhores valores que os Estados Unidos gostam de divulgarem a respeito de si mesmos: democracia, governo da lei, direitos individuais, oportunidades...


Bendito seja! E que o Serviço Secreto trabalhe direito para que o presidente eleito dos Estados Unidos da América possa chegar inteiro para tomar posse na Casa Branca, e cumprir o seu mandato.


Marcadores: , , , ,