quinta-feira, setembro 27, 2007

Eleições para Conselheiros Tutelares

O município de Porto Alegre promove no próximo domingo, dia 30, a eleição para conselheiros tutelares da infância e da juventude. Serão eleitos 50 conselheiros, entre cerca de 500 candidatos que foram submetidos a uma avaliação. Antes havia mais de 1000 candidatos.
Os locais de votação estão disponíveis na página da Prefeitura de Porto Alegre, e podem votar quaisquer eleitores registrados no município. As regras da eleição impõem que um eleitor de uma microrregião possa votar em candidatos de outra microrregião, e se deve votar em até cinco conselheiros, mas todos devem ser da mesma microrregião, senão o voto será anulado. Mais informações sobre a regulamentação deste processo eleitoral na página da prefeitura.
A eleição dos conselheiros é uma eleição bem interessante: se candidatam candidatos independentes, isto é, não ligados formalmente a partidos, embora alguns deles possam usar o conselho tutelar como base para tentativas de vôos políticos maiores, como uma vaga na Câmara de Vereadores.
A eleição é distrital, ou seja, serão eleitos os candidatos com maior número de votos de cada região. É uma pena que os votos dos eleitores não sejam apenas para candidatos vinculados à região ao qual o eleitor está vinculado.
Por fim, é uma eleição opcional. Os eleitores não precisarão votar se não quiserem, ao contrário das eleições para os poderes executivo e legislativo em todos os níveis de governo do país. Na eleição de 2004 para cargos de governo, obrigatória portanto, em Porto Alegre, segundo dados do TSE, mais de um milhão de votos válidos foram contabilizados. A eleição dos conselheiros tutelares, opcional, gerou duzentos mil votos válidos.

Marcadores: , ,