quinta-feira, junho 21, 2007

ELAM

O blog Na Periferia do Império informa que o MST - Movimento dos Trabalhadores Sem Terra recebeu um médico que saiu da base do movimento, filho de agricultores, que se formou na ELAM, a Escola Latino Americana de Medicina, de Cuba. O nome do novo doutor é Joziano Macedo, e recebeu uma bolsa do governo cubano em 2000. Com ele, foram 90 formados.
Eu não sei que especialização estes médicos formados em Cuba. Certamente devem ser clínicos gerais, e possivelmente médicos familiares, ou talvez sanitaristas. É possível que os Conselhos Regionais de Medicina brasileiros não validem os diplomas cubanos. E, também possivelmente, estes médicos serão o único recurso médico disponível em alguns rincões remotos deste Brasil. O fato de começarmos a ter médicos entre membros de movimentos sociais é uma mudança de paradigmas interessante.
É claro que os reacionários e fascistas de plantão vão dizer que estes novos médicos são células terroristas adormecidas, para disparar a revolução quando chegar o momento. Bobagem.
Escola Latino Americana de Medicina tem um nome que me lembra a Escola das Américas. Uma escola militar encravada na zona do canal, no Panamá, que era controlada pelos Estados Unidos. Ali eram treinados oficiais de forças armadas de diversos países da América Latina, Brasil incluído, basicamente em "contra-insurgência", isto é, combater comunistas e assemelhados. E basicamente a Escola das Américas se tornou conhecida como uma escola de formação de torturadores. E a grande democracia do Norte, os Estados Unidos, ajudava a formar ditaduras na América Latina. A zona do canal foi devolvida ao Panamá e o "treinamento" de oficiais convidados de outros países é feito na Geórgia.
Com a Escola Latino Americana de Medicina, Cuba, uma ditadura, está formando pessoas para trazer uma vida melhor para milhares de pessoas na América Latina.

Marcadores: , ,