quarta-feira, agosto 18, 2010

O que está acontecendo a Israel?


O que está acontecendo a Israel?



A Folha de São Paulo publicou pequeno texto, ilustrado com foto, informando que uma soldado que cumpriu dois de serviço militar obrigatório, colocou foto em seu álbum no Facebook, posando ao lado de um palestino detido. Segundo a Reuters, a soldado se chama Eden Abergil. O palestino está com os olhos vendados e algemados, como é possível constatar.


A foto causou certa comoção. Reproduzo trecho da reportagem:


Autoridades palestinas se queixaram de que as fotos "mostram a mentalidade do ocupante [Israel], orgulhoso por humilhar os palestinos", e um grupo de direitos humanos israelense disse que o caso reflete o "desprezo israelense pelos palestinos".”


Certamente a foto expressa desprezo com os palestinos. A polícia no Brasil costuma deter “indivíduos suspeitos” para averiguação, sem que qualquer crime tenha sido cometido, mas normalmente as pessoas são soltas em seguida, nunca são vendadas, e muito raramente chegam a ser algemadas. O caso da soldado israelense se mostra mais grave uma vez que a polícia brasileira não é uma campeã no respeito aos direitos humanos, nem uma força de ocupação, como é o caso dos israelenses na Cisjordânia.


A foto da soldado com o prisioneiro me lembrou o escândalo das fotos de soldados americanos mal-tratando prisioneiros em Abu Ghraib, no Iraque. Ou seja, acho que é mais uma vergonha para Israel.


A reportagem termina dizendo que a soldado não aceitou críticas, e, presumivelmente, não pediu desculpas a ninguém pela exposição pública da foto, mas retirou a foto e outras semelhantes de seu álbum na rede social.



A origem da foto é a Folha, com créditos para “Associated Press/sachim.tumblr.com” .


Marcadores: ,