terça-feira, setembro 18, 2007

Iraque - II

O mesmo jornal Correio do Povo, na edição desta terça-feira, 18 de setembro, informa que o governo do Iraque resolveu cassar a licença de funcionamento da empresa Blackwater para funcionar no território iraquiano.
A Blackwater é uma "companhia militar privada" (antigamente este tipo de empreendimento era chamado de mercenários), e era utilizada pelo governo dos Estados Unidos como segurança privada, para seus funcionários no exterior. Uma segurança privada muito particular, cujos funcionários podem utilizar rifles de assalto. O governo iraquiano proibiu as atividades da empresa, justamente porque seus funcionários estiveram envolvidos em um tiroteio que matou 8 civis iraquianos, quando faziam a segurança de um comboio com funcionários civis dos Estados Unidos.
Os mercenários, ou funcionários de companhias militares privadas, formam o segundo maior contingente estrangeiro armado no Iraque. Estima-se a sua presença em cerca de 50.000 homens.

Marcadores: , , , ,

2 Comments:

Anonymous Anônimo said...

Cabe salientar, que essa Blackwater é uma agência de mercenários e tal como a famigerada legião estrangeira, mantida pela França na África e cantada em prosa e verso por Hollywood, recruta todo o tipo de bandido e mal-feitor.

5:33 AM  
Blogger José Elesbán said...

Não estou certo se é todo tipo de malfeitor, mas certamente reservistas de exércitos do mundo todo.

8:23 PM  

Postar um comentário

<< Home