sábado, maio 26, 2007

Rádio Pirata

Vez por outra, a Rede Globo, através de sua emissora de TV, nos seus jornais nacionais, isto é, o jornal Hoje, o próprio Jornal Nacional, e o Jornal da Globo denuncia "rádios piratas", que, além de ocuparem indevidamente o espectro de ondas de rádio regulamentado pelo Ministério das Comunicações e pela Agência Nacional de Telecomunicações, podem interferir no controle de vôos realizado pelos aeroportos Brasil afora. A Rede Brasil Sul de Telecomunicações - RBS, afiliada da Rede Globo, aqui em Porto Alegre costuma repetir as denúncias sobre as "rádios piratas".
Pois o blog RS Urgente informa, via blog Alma da Geral, que por sua vez viu no saite Rede Abraço, que há um memorando do Cindacta I, de Brasília, informando a interferência no controle aéreo de um sinal da Rede Globo, talvez uma repetidora regional. O memorando se encerra com um pedido de providências urgente à ANATEL para que seja solucionado o problema.
Por vezes, estas rádios que são acusadas de piratas são apenas rádios comunitárias que, por um motivo ou outro, possuem um transmissor mais potente enviando seu sinal além do regulamentado, eventualmente sem saber que estão irregulares. O Alma da Geral questiona, ironicamente, "seria a Globo uma simples rádio comunitária, então?".
A propósito, acredito que esta notícia não será veiculada em nenhum telejornal da Rede Globo. Normalmente os editores de meios de comunicação dizem que o que acontece nos meios de comunicação não é notícia, nem é de interesse público.

Marcadores: , , , , ,