sábado, janeiro 27, 2007

Mercosul Terá Programa Conjunto de Combate à Aftosa

Outra notícia em economia na Folha de São Paulo. O Mercosul terá um programa comum de combate à aftosa. Para isso, o governo brasileiro está aportando US$ 16 milhões em um fundo com vistas à implementação deste programa. Segundo a mesma notícia, os quatro países juntos, Brasil, Argentina, Uruguai e Paraguai, comercializam 42% da produção mundial de carne.
Já comentei no meu outro blog sobre a amizade Brasil-Argentina. E basta haver qualquer desentendimento entre membros do bloco, para algum comentarista afoito atacar com frases de efeito como "tal incidente mostra o fim do Mercosul", ou "tal incidente demonstra a irrelevância do Mercosul". Talvez com uma notícia destas, do programa conjunto de combate à aftosa, devesse ser brindado com frases como "o programa demonstra a pujança do Mercosul", ou "o programa conjunto de combate à aftosa demonstra a força do Mercosul".
Esperemos que o tal plano realmente se concretize.
É comum se ouvir falar da maravilha que são os cortes de carne vindos da Argentina, mas é bom lembrar que o foco de aftosa que abateu o Rio Grande do Sul, no governo Olívio Dutra, possivelmente teve origem na Argentina, e no governo Lula, um foco de aftosa em Mato Grosso do Sul, possivelmente teve origem no Paraguai.