quinta-feira, agosto 31, 2006

O Sumiço da Militância

Quem acompanha as eleições brasileiras após o fim do ciclo de presidentes-generais deve estar achando muito estranhas estas eleições. De maneira geral a militância, aquele pessoal que agita bandeiras, distribui "santinhos" dos candidatos desapareceu. Para não dizer que desapareceu completamente, tem demonstrado uma presença bastante discreta. De maneira especial a militância do Partido dos Trabalhadores sumiu, pois esta era a mais arrojada, engajada militância.
A militância do PT sumiu, me parece, por dois motivos fundamentais. Uma, o partido chegou a presidência da república com o presidente Lula e fez uma transição para a governabilidade. Não deixou de pagar a dívida pública, não reduziu drasticamente a taxa básica de juros da economia, não reestatizou nem estatizou nenhuma empresa. Esta "adequação" ao poder frustrou muitos simpatizantes.
Por outro lado, já nas eleições municipais de 2004, o mesmo partido "profissionalizou" o marketing eleitoral, e montou um sistema para possuir uma bancada de parlamentares aliados no Congresso. Quando este sistema foi exposto, e chamado de "mensalão", muito mais gente ficou frustrada.
Além disso, este "mensalão" fez minguar os recursos para mover as máquinas eleitorais dos partidos.
Por isso, a discrição dos cabos eleitorais.