terça-feira, maio 09, 2006

Ângela e Inocêncio

A partir desta saudação de "Olá", é um texto que recebi pelo correio eletrônico. Ele está sendo copiado para cá porque vai mais ou menos de encontro ao que foi dito neste blog, em um outro "post" (http://aindaamoscaazul.blogspot.com/2006/04/deputada-ngela-e-o-deputado-osmar.html).


Olá!
Caso possas, te pediria um pequeno tempo para analisar dois fatos, gerando duas situações.

- Situação 1: uma deputada desajeitada, gorda, petista, arrisca-se a ensaiar alguns passos de dança em pleno plenário(!) do Congresso Nacional. O partido dela todo mundo sabe... Isto teria acontecido devido à sua alegria por ter sido absolvido do processo de cassação um colega parlamentar, cassação esta com a qual ela não concordava;

- Situação 2: a Polícia Federal, com a ajuda da polícia de um estado nordestino, Ministério Público, exército e sei lá quem mais, efetuou a libertação de algumas dezenas(!) de trabalhadores escravos que se encontravam trabalhando reclusos em uma fazenda, nas piores condições possíveis. Esta fazenda pertence a um senhor chamado Inocêncio Oliveira.

Até aí tudo bem, pois quem provavelmente este não será o único, e nem o último caso de escravidão "moderna" no Brasil. Quer dizer: tudo bem em termos, pois você há de convir que a escravidão é a mais triste das condições humanas!

Mas existe ainda uma outra questão em relação às 2 situações: a senhora da situação 1 é Deputada Federal(PT), ex-prefeita, ex-vereadora, etc... e o senhor da situação 2 é Deputado Federal(PFL) eleito pelo seu Estado, Pernambuco, 1, 2, 3 ou mais vezes. E ainda: foi presidente de seu partido, líder do governo FHC na Câmara por um longo período, presidente da Câmara, Ministro de Estado do mesmo governo, e etc, etc... Até aí, também tudo bem!!

O que não posso deixar de perguntar é: QUANTAS VEZES você viu na TV a dança desengonçada da petista(?), e quantas vezes você viu a notícia da libertação dos trabalhadores escravos do pefelista?

Da deputada eu vi passar por uns 10 dias, especialmente na emissora Todo-Poderosa(!), de manhã cedo antes das oito, às 13:00 horas, às 20:30, e à meia noite!!! 4 vezes ao dia, quase 40 vezes! E do Senhor de Escravos... a Globo nem noticiou! Algum outro canal eu vi noticiar a libertação dos escravos... A Band, me parece, noticiou a libertação dos trabalhadores escravos, e disse de quem era a fazenda onde estavam. Mas com muito pouco destaque, uma curta nota em um noticiário.

Então? Como é que ficamos? Que tipo de jornalismo temos? É complicado! Qual fato teria mais importância? Certamente os 2 fatos, as 2 situações tem a sua importância! E NÃO SE TRATA DE INOCENTAR A PETISTA, longe disso! O que queremos saber é dos fatos!

E este é só um exemplo de como a imprensa, principalmente a TV, mostra algumas coisas e esconde outras. Aonde iremos assim?

A quem interessa exagerar na divulgação de um fato e esconder outro?

Assinado:...

P.S.: Caso seja um daqueles ou uma daquelas que discordam de muita coisa que aí está, inclusive da política, repasse este texto aos seus amigos e amigas.