quarta-feira, janeiro 03, 2007

Retrospectivas

O Heuser, em suas crônicas, publicou uma sobre as retrospectivas que são comuns em tantos órgãos de imprensa a cada final de ano (Crônicas do Heuser: http://pauloheuser.blogspot.com/2007/01/terneiros-rfos.html ).
Eu tive oportunidade de assistir à usual retrospectiva da TV Globo, no Globo Repórter do dia 29 de dezembro de 2006. Também tive a oportunidade de ler um caderno especial publicado pelo jornal Correio do Povo, aqui de Porto Alegre, no dia 31 de dezembro passado. O Correio do Povo se saiu menos mal nas querelas que envolveram os grandes conglomerados de comunicação do Brasil (Veja, TV Globo, Folha de São Paulo, O Estado de São Paulo, O Globo, ...) e a blogosfera nas eleições presidenciais de outubro passado. Como o Correio foi mais informativo, se saiu mais isento.
A TV Globo foi acusada de manipulação na divulgação de uma fotografia com uma montanha de dinheiro que seria usada para comprar um dossiê contra o candidato ao governo de São Paulo pelo PSDB, José Serra, por parte de alguns membros do comitê de campanha do presidente Lula e do comitê do senador do PT, Aloísio Mercadante. A manipulação seria uma maneira de levar a disputa presidencial para o segundo turno, onde, esperava-se, o candidato do PSDB, Geraldo Alckmin, poderia ter chances contra a reeleição do presidente Lula. Para tanto, o Jornal Nacional de 29 de setembro teve ampla cobertura do "caso do dossiê", e não noticiou nada sobre o maior acidente aéreo ocorrido no Brasil, com um boeing da Gol, no norte do país, que havia acontecido na região norte do país, no início daquela noite. Sendo que a TV Bandeirantes, em seu jornal, que termina antes do início do Jornal Nacional havia mencionado o então possível acidente.
A TV Globo se defendeu dizendo que não tinha ainda elementos concretos para dar notícia sobre o desaparecimento do avião, e por isso nada foi noticiado sobre ele. O jornalista Ricardo Boechat, da Bandeirantes admite que a Globo possa "ter levado um furo" (afinal, teria sido o próprio Boechat quem teria "furado" a Globo).
Contudo com a repercussão do caso na blogosfera, e mais uma reportagem da revista semanal CartaCapital, informando como foi divulgada a foto da dinheirama por um delegado da Polícia Federal, e mostrando indícios de armação no caso, acabou levando a TV Globo a publicar um anúncio na própria CartaCapital se explicando, digamos assim.
A retrospectiva do Globo Repórter apenas repetiu a tal história do "escândalo do dossiê", e também informou que, afinal, o presidente Lula acabou reeleito em segundo turno com 60% do votos, com o candidato Geraldo Alckmin, tendo diminuído ser percentual de votos, do primeiro para o segundo turno, fenômeno extremamente raro em eleições. A polêmica foi olimpicamente omitida.