sábado, julho 29, 2006

A Reeleição é um Problema

Ouvir recente discurso do presidente Lula foi um problema. É realmente difícil distinguir o presidente, o líder da nação, do candidato à reeleição. Possivelmente isso já acontecia quando o presidente era Fernando Henrique Cardoso, mas com o presidente Lula é mais flagrante. Parece que ele se lança com mais ímpeto à reeleição que seu antecessor.
E o problema não é do candidato. O problema é realmente do instituto da reeleição sem desincompatibilização, produzido pelo ex-presidente Fernando Henrique Cardoso.
Me parece que seria bom voltarmos ao sistema anterior. Se o presidente quiser se reeleger, ele deve se desincompatibilizar para que haja igualdade de condições entre os candidatos. Mas agora isso ficou mais difícil. Creio que seriam vinte e tantos governadores e milhares de prefeitos contra o fim da reeleição. Como já disse outro comentarista político, cujo nome não mais me lembro. O que acontece atualmente é que cada candidato é candidato a um mandato de oito anos, com um referendo no meio.
Fim da reeleição sem desincompatibilização!