segunda-feira, novembro 05, 2007

Liberdade para Ana Virgínia

Hóje é dia de blogagem coletiva pela libertação da brasileira Ana Virgínia, brasileira, presa em Portugal.
Pelo que pude entender, Ana viajou com seu filho de 6 anos para Portugal, para visitar o país e conhecer a residência do namorado. Lá chegando, o filho passou por uma crise de saúde, e Ana errou na dose de remédio ministrada, vindo a criança a falecer, fato este que gerou profundo transtorno emocional na mãe, tendo esta tentado se suicidar. Contudo a tentativa de suicídio fracassou, a polícia portuguesa interveio, e indiciou Ana por assassinato de seu filho, tendo ela sido recolhida a uma prisão. Nesta prisão ela foi submetida a maus-tratos por parte de suas colegas de cela, tendo que ser levada para uma clínica para ser submetida a tratamento. O estado português não foi capaz de garantir a integridade física de sua prisioneira.
Mais detalhes podem ser encontrados no Blog da Luma, onde eu descobri o relatado acima. Há uma petição online, encaminhada ao Presidente da República, e ao Ministro da Justiça, pedindo que eles intercedam por Ana Virgínia junto ao governo português. E há um saite mantido pelos familiares de Ana Virgínia.



Marcadores: , , ,

5 Comments:

Blogger Chawca said...

Tudo muito obscuro..
Que ela tenha o direito de se defender melhor..
Parabéns por participar tb..
Um abraço

4:07 PM  
Anonymous Anônimo said...

Importante a participação da blogosfera difundindo informações e prestando solidariedade. Espero que o governo adote atitudes mais eficazes em favor de Ana Virginia.

4:20 PM  
Blogger Luma Rosa said...

Zé Alfredo, obrigada pela participação e divulgação deste caso que fere os direitos humanos. Ofendendo à integridade física e a honra de uma compatriota, nos ofende também.
Não sei se a Ana Virgínia administrou dosagem errada do remédio, acredito que o filho tenha tido uma crise que nunca antes teve. Acontece com todo o tipo de pessoa que recebe tratamento que controla o metabolismo do cérebro, como o caso de diabéticos que podem ter crises convulsivas até dormindo.
Também não sabemos se foi uma aprisionada que a agrediu. O que sabemos, conforme relatos, foi que uma colega de sela a achou desfalecida no chão.
São tantas perguntas sem respostas! A justiça portuguesa nada fornece alegando segredo.
Está na hora de nossos consolidados do Itamaraty fazerem mais do que participarem de festas de embaixadas, não acha?
Boa semana! Beijus

11:04 PM  
Blogger José Elesbán said...

Luma,
Acabei colocando o teu comentário no blog.

2:21 AM  
Blogger José Elesbán said...

Chawca e Mário,
Obrigado pela visita.
É isso aí!

2:22 AM  

Postar um comentário

<< Home